• SKAN

Erradicar a fome para alcançar todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Committee on World Food Security (CFS) é a principal plataforma internacional e intergovernamental inclusiva para que todos os intervenientes trabalhem em conjunto de modo a garantir a segurança alimentar e nutricional para todos. Usando uma abordagem inclusiva multi-stakeholder, o CFS desenvolve e apoia recomendações e orientações políticas sobre uma ampla gama de temas de segurança alimentar e nutrição.



2019 marca dez anos desde a reforma do CFS e 45 anos desde a sua fundação em 1974. Ainda neste ano irá decorrer o CFS 46, de 14 a 18 de outubro de 2019 na FAO, Roma (Itália) e será a primeira grande reunião global sobre segurança alimentar e nutrição após o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, em Nova Iorque (EUA), em setembro de 2019.

O tema do CFS 46 será os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com principal foco no modo como acelerar o ODS2 – erradicar a fome. O ODS2 é definido como o objetivo para acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Sendo a segurança alimentar e nutrição os requisitos básicos para alcançar todos os ODS.


Os tópicos que serão debatidos no CFS 46 passam pela possível aplicação dos resultados das políticas do CFS, especialmente para a concretização dos ODS e no contexto da Década das Nações Unidas sobre Agricultura Familiar e da Década de Ação da ONU sobre Nutrição. Dado o importante papel das mulheres no contexto da agricultura familiar, o evento também contribuirá para a integração das mensagens do Fórum da CFS de 2017 sobre empoderamento das mulheres no Contexto da Segurança Alimentar e Nutricional.


O esboço da Agenda Provisória e o Calendário podem ser consultados aqui.


O CFS recomenda aos interessados em participar num evento paralelo no CFS 46 e aumentar as oportunidades de colaboração. As calls para manifestações de interesse já se encontram abertas e as propostas de temas podem ser consultadas neste link. As inscrições podem ser feitas a partir do Questionário de Expressão de Interesse e do Formulário de Solicitação de Evento Secundário. O prazo para o envio do Formulário de Solicitação de Evento Secundário é 26 de junho de 2019.



Fonte: FAO

38 visualizações

© 2019 SKAN

Logo UE.png
Logo Proder.png
logo_camoes775x250.png
CPLP.png
RP-MAFDR (1).png

APOIOS