• SKAN

IRRIGA, um projeto para o desenvolvimento da irrigação de pequena escala em Moçambique

O Banco Mundial tem um novo projeto de desenvolvimento em Moçambique. Chama-se IRRIGA - Smallholder Irrigated Agriculture and Market Access Project e incide sobre a agricultura de pequena escala, assumindo como objetivo geral a melhoria da produtividade e acesso ao mercado, bem como o aumento da resiliência e capacidade de resposta perante crises de água e situações de emergência.


O projeto, com duração prevista de seis anos, baseia-se na premissa de que o país está ainda muito aquém das suas potencialidades (apenas cerca de 3%) em tema de irrigação, e que tal deficiência condiciona os rendimentos da agricultura. O IRRIGA apoia-se na experiência recente do projeto PROIRRI, também do Banco Mundial, que está em vigor desde 2011 até dezembro do presente ano e já tem alcançado notáveis resultados na intensificação e produtividade agrícola, através de investimento ao nível das infraestruturas e serviços de irrigação.

Enquadrado nos objetivos e estratégias constantes do PNISA – Plano Nacional de Investimento no Sector Agrícola e do PNI – Programa Nacional de Irrigação, o projeto IRRIGA perspetiva beneficiar diretamente 9000 pequenos produtores, incluindo mulheres e jovens, com acesso melhorado a irrigação e serviços para aumentar a produtividade e o acesso ao mercado. Adicionalmente, 200 funcionários do governo e 100 provedores de serviços tais como ONGs irão receber formações e treino no sentido de fortalecer as capacidades de governação, planeamento e gestão dos recursos para a agricultura.

Será implementado nas províncias de Manica, Sofala, Nampula e Zambézia, identificadas como tendo elevado potencial agrícola e disponibilidade de recursos hídricos, mas onde a maior parte da população pratica agricultura de subsistência e vive em estado de pobreza.

As atividades de reabilitação da irrigação compreenderão o fortalecimento das infraestruturas e serviços de abastecimento e uso de água, bem como a transferência de tecnologias para a agricultura.


O custo total do programa é de 57 milhões de dólares americanos e será implementado pelo MASA – Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, sob orientação do Instituto Nacional de Irrigação (INIR). Será constituída uma Unidade de Gestão do Investimento na Agricultura (AIMU), que ficará encarregue de gerir e implementar em primeira instância o próprio projeto IRRIGA, passando posteriormente a constituir a unidade operacional do MASA para implementação de programas e aplicação de doações e financiamentos externos.


Fonte: Banco Mundial


0 visualização

© 2019 SKAN

Logo UE.png
Logo Proder.png
logo_camoes775x250.png
CPLP.png
RP-MAFDR (1).png

APOIOS