Mais de 1 milhão de aves vacinadas contra a doença de Newcastle em Manica

  mz   0 Publicado a 15/05/2018 às 14:13 por Matilde Sanches · (0)

Depois de 4 anos de intervenção do programa da FAO para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM1c), mais de 1 milhão de aves foram vacinadas contra a doença de Newcastle nos distritos de Vanduzi, Gondola, Manica, Sussundenga, Barué e Macate, na província de Manica, centro de Moçambique.

A doença de Newcastle é um dos principais fatores que tem afetado a produção de galinhas no sector familiar e pode atingir índices de mortalidade entre 70 e 80 por cento.

O programa ODM1c, financiado pela União Europeia e implementado pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar com apoio técnico da FAO, na componente de vacinação contra a doença de Newcastle, iniciou atividades na Província de Manica, no início do ano 2014, tendo capacitado 280 vacinadores comunitários.

Para o responsável das campanhas de vacinação por parte da FAO, Luísa Patrocínio, "é essencial que a todos os níveis, distrital, provincial e nacional, se dê o apoio necessário para que se continue a fazer o controle da doença e deste modo contribuir para melhorar a segurança alimentar das famílias mais vulneráveis".

Em representação do governo provincial de Manica, Jimis Deve disse que: "o trabalho que tem sido realizado durante estes 4 anos tem contribuído positivamente para o controle desta doença e também serviu para criar capacidades a nível local que vão garantir a continuidade do trabalho".

Fonte: http://www.fao.org/mozambique/news/detail/pt/c/1118834/

Comentários · (0)

Faça Login para participar na discussão.