Batata-Reno de Tete conquista mercados nacional e internacional

  mz   0 Publicado a 15/05/2018 às 12:51 por Matilde Sanches · (0)

A batata-reno de Tete, em particular aquela que é obtida dos solos do distrito de Angónia, está a interessar ao mercado nacional e dos países vizinhos, como Malawi e Zâmbia.

Os produtores apontam como razões para o alcance dos resultados o maior empenho e dedicação à produção, aliados a um vasto programa definido pelo Governo para as terras altas de Angónia e Tsangano.

“Estamos hoje a fornecer batata-reno aos melhores supermercados do Grupo Shoprite, MALL, entre outrs que recentemente se instalaram na capital provincial de Tete, além de mercados nas províncias da Zambëzia, Nampula, Manica e Sofala”, apontou Jorge Phalusso, um dos maiores produtores de batata-reno em Mulanguene, distrito de Angónia

Phalusso indicou ainda que o esforço do Governo provincial, em parceria com os produtores de batata-reno espalhados pelo planalto de Angónia, está paulatinamente a produzir resultados positivos na absorção de todo excedente dos agricultores que aumentam as suas áreas de produção.

Paralelamente a este esforço, segundo o Director Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar de Tete, José Pereira Mendonça, o Governo desenhou um plano para a montagem de uma indústria para o processamento de batata-reno, a ser instalada entre os distritos de Angónia e Tsagano.

Segundo o Director, a ideia já foi esboçada e agora está-se na fase de procura de parceiros para a sua execução, nomeadamente a busca de maquinaria para o processamento da batata.
A ser concretizado este projecto, vai ser uma mais valia contribuindo para estancar definitivamente o problema de comercialização desordenada da batata para os países vizinhos.

Fonte: JN, http://www.masa.gov.mz/batata-reno-de-tete-conquista-mercado/

Comentários · (0)

Faça Login para participar na discussão.