Existem três novas variedades de feijão-vulgar tolerantes a baixos níveis de fósforo

  mz   0 Publicado a 13/04/2018 às 09:46 por Matilde Sanches · (0)

Acabam de ser disponibilizadas três novas variedades de feijão-vulgar (Phaseolus vulgaris l.), tolerantes a baixos níveis de fósforo (nutriente essencial para esta cultura).

A comercialização destas variedades é o culminar de um trabalho de investigação conduzido por investigadores do programa Nacional de Leguminosas de Grão, do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), baseados no Chókwé (Gaza) e Sussundega (Manica).

Os ensaios foram realizados sem adubação fosfatada nestes dois distritos, e ainda em Angónia (Tete) e Gúrue (Zambéze), que são as zonas agroecológicas de maior produção de feijão-vulgar em Moçambique.

As variedades, provisoriamente denominadas AP 82, AP 89 E LPA 31, destacam-se por serem tolerantes à baixa fertilidade dos solos, chegando a produzir três vezes mais em relação às atualmente cultivadas. Estas chegam a atingir até três ton/ha com o uso de adubos e 1.4 ton/ha sem o emprego de fertilizantes.

A partir da próxima campanha agrícola o IIAM irá produzir variedades de cada uma das espécies para alimentar a produção de semente certificada.

Os vários tipos de feijão pertencem ao grupo de culturas prioritárias no país, já que são produzidas maioritariamente pelo sector familiar, contribuindo para o aumento da renda e segurança alimentar.

Fonte: http://www.masa.gov.mz/o-instituto-de-investigacao-agraria-de-mocambique-iiam-acaba-de-libertar-tres-variedades-de-feijao-vulgar-phaseolus-vulgaris-l-tolerantes-a-baixos-niveis-de-fosforo-nutriente-essencial-para-esta/

Comentários · (0)

Faça Login para participar na discussão.